Fernando de Noronha é o destino mais desejado pelos brasileiros, segundo a pesquisa de demanda turística nacional realizada anualmente pelo Ministério do Turismo. A exuberância da natureza é tanta que há muito o que dizer sobre este paraíso. E, mesmo que mereça uma lista infinita de dicas, comentários, fotos e posts, aqui vai uma seleção para ajudar você a curtir sua viagem espetacular para Esmeralda do Atlântico.
Nas caminhadas, trilhas e passeios é aconselhável usar um calçado adequado (sandálias com velcro ou tênis).
Sempre usar roupas leves, protetor solar e chapéu. Levar água e um pouco de dinheiro também é bom.
Se for visitar algum lugar sem o acompanhamento de um guia, informe-se antes se o acesso àquele lugar é permitido. Especialmente dentro do Parque Marinho.
Sempre que for à praia leve máscara e respirador, pois pode surgir um mergulho rápido. A água é quente o ano todo (em torno de 24º C) e limpa (visibilidade superior a 30 metros exceto nos meses de janeiro e fevereiro), sem contar com a fauna marinha na região.
O fornecimento de energia elétrica da ilha é 220v. Pedimos encarecidamente que utilizem água potável de maneira racionada e com bom senso evitando disperdícios.
Há uma agência do Banco Santander, Banco Postal (BRADESCO em convênio com os Correios ECT) e terminal eletrônico da Caixa Econômica Federal num supermercado (Poty) da Ilha, além disso, é raro que se aceitem cartões de crédito, é difícil trocarem grandes somas de moeda estrangeira. Por isso é bom levar dinheiro.
O fuso horário de Fernando de Noronha é uma hora a mais em relação à hora de Brasília.
O clima em Fernando de Noronha é maravilhoso, pois apenas ocorrem chuvas no período de março a agosto. A temperatura média é de 28º. Conheça o gráfico onde mostra com detalhes o período chuvoso.
Existem voos diários para Noronha, com saídas por Recife e Natal.
Há duas linhas aéreas que fazem o percurso para Noronha, AZUL Linhas Aéreas e a GOL. Se você está em outro estado é necessário pegar um voo da sua cidade (sugestão: troque suas milhas) para uma dessas duas capitais e depois é só embarcar em nosso pacote rumo a Ilha de de Fernando de Noronha.
Fernando de Noronha pode ser visitada durante o ano todo. Para quem quer mergulhar, setembro e outubro são os meses mais indicados, quando o mar de dentro fica mais calmo e você tem visibilidade de 50 metros em baixo da água. Já para os surfistas, em janeiro as águas se agitam e levantam boas ondas. Em julho e de dezembro a fevereiro, o movimento na ilha é bem maior, faça a reserva com bastante antecedência.
Existem diversos tipos de pousadas em Noronha, desde pensões a pousadas de maior conforto. Há também um hotel. Lembre-se que é proibido acampar na ilha.
O clima é tropical e a água quente, por isso não esqueça de levar roupas leves, protetores solares, filmes, sandálias ou tênis para caminhadas, e colírios. O ainda precário transporte de mercadorias do continente para a ilha aumenta consideravelmente o valor dos produtos.
Outra dica: leve máscara de mergulho.
Cartões aceitos na ilha:
VISA -
Hiper Card -
Master Card -
Dinners -
A melhor época para o surf é nos meses de janeiro e fevereiro.
Fernando de Noronha é especial para praticantes de surf e bodyboard. Há dias em que se formam as ondas mais tubulares do Brasil, o que faz de Noronha uma versão brasileira do Havaí.
Melhores Pontos em Noronha
Cacimba do Padre -
Lage do Bode -
Boldró -
Pode-se alugar bugues e motos por 24 horas, desde que se tenha documentação regular para dirigir. Esporadicamente a polícia militar faz blitz nas estradas para averiguar situação dos veículos e a documentação dos condutores. Na maioria das vezes os veículos alugados não são entregues com combustível, onde o locatário deve se dirigir imediatamente ao posto para abastecer. Quem preferir pode alugar apenas até o pôr-do-sol, só que nesse caso o aluguel é feito com motorista e o combustível nesse caso já está incluso.
Caminhadas por trilhas no Parque Marinho são promovidas sob orientação e fiscalização do IBAMA, com visitas às: Ruínas do Forte dos Remédios, construção holandesa (séc. XVII), mirantes do Bolero, Caracas, Leão e Raquel.
Caminhada Praia do Atalaia/Pedra Alta:
É uma trilha curta. É um verdadeiro aquário natural, onde pode-se mergulhar e curtir a variedade de fauna marinha. Segue até a Pedra Alta, de onde a vista é panorâmica e privilegiada.
Caminhada Histórica em Noronha:
A caminhada começa na Vila de Nossa Senhora dos Remédios, vai até o Palácio São Miguel, ruínas de antigos presídios e Igreja de Nossa Sra dos Remédios, passando por 3 belas praias.
Caminhada Praia da Conceição/Mirante dos Golfinhos:
Trilha que se inicia na Praia do Cachorro, percorrendo as praias do Meio, Conceição e Boldró. Continuando pelas praias do Americano, do Bode e Cacimba do Padre, ótimas para surfar, segue-se por trilha até a Baía dos Porcos, lugar perfeito para mergulho livre. Continua-se por bela trilha até a enseada da praia do Sancho. No final, uma pequena trilha nos leva até o mirante dos Golfinhos.
Caminhada da Pontinha:
Dedicada às pessoas com ótimo preparo físico. Caminhada por pedras junto ao mar de fora, passando pela Enseada das Caeiras até a Pontinha. Não há possibilidade de mergulho neste lado da Ilha. O visual compensa qualquer esforço.
Caminhada Mirante dos Golfinhos/Praia Cacimba do Padre:
Por uma pequena trilha conseguimos chegar ao Mirante dos Golfinhos. Lá apreciamos os golfinhos em seu habitat natural. Seguindo por trilhas fáceis, chegamos à Baía dos Porcos, bela enseada com piscinas naturais nas pedras escuras. Lugar perfeito para mergulho livre.
Caminhada para a Praia do Leão/Caracas/Praia do Sueste:
Passeio por trilhas de fácil acesso até a bela Praia do Leão, onde ocorre a desova das tartarugas marinhas. Segue-se até o mirante da Ponta das Caracas e, por fim, parada para mergulho livre na Baía do Sueste, onde poderemos ver muitas tartarugas marinhas.
Trilha da Capim Açu:
Caminhada de grande dificuldade dentro do Parque Nacional acompanhada de guias do IBAMA. Nesta trilha pode ser observada a vegetação nativa da ilha. Parada em mirante e faróis e visita à Gruta do Capim Açu.
Para os mergulhadores amadores, a Baía do Sueste é a mais protegida do arquipélago e apresenta diversos ambientes subaquáticos a uma profundidade de 5 metros. É ideal para o mergulho livre, é repleta de corais de fogo e peixes coloridos;
Mergulho Autônomo Mar de Fora: lado virado para o oceano aberto. Indicado para quem vai descer mais de 30m de profundidade, o que exige paradas para descompressão ou mistura de outros gases além do oxigênio.
De Março a Maio é a pior época para mergulhar costuma chover muito e o mar não está tão transparente. Os outros meses são perfeitos para prática.
- Utilizar a passarela para caminhar na BR 363;
- Não praticar atividades na ilha desacompanhado(a);
- Evitar se aproximar demais das encostas nos mirantes;
- Beber bastante água e usar um boné durante os passeios;
- Durante as trilhas recomenda-se usar tênis ou sandálias que prendam no calcanhar;
- Observar as Leis do Parque Nacional antes de realizar atividades por conta própria, evitando assim problemas com a fiscalização;
- É proibido acampar em Fernando de Noronha;
- É crime catar conchinha;
- Usar coletes salva-vidas sempre que entrar no mar. Lembre-se de que você está em alto mar sujeito a correntes marinhas;
REDES SOCIAIS